a

Blog

5 dicas para tomar a decisão certa

29 de janeiro de 2024

5 dicas para tomar a decisão certa

Na adolescência e juventude, nem sempre é fácil tomar a decisão certa, especialmente porque uma decisão pressupõe renúncias. Como assim?

Já parou para pensar que ao tomar uma decisão você está fazendo uma escolha? E ao fazer uma escolha, você está selecionando uma opção em meio a outras. Logo, ao mesmo tempo em que você se decide por algo, está excluindo ou renunciando a outras coisas.

Além disso, este é um período da vida de grandes mudanças e descobertas. E talvez a tarefa mais difícil seja justamente fazer as próprias escolhas. Mas como saber tomar a decisão certa especialmente quando se é jovem e não se tem a mesma maturidade e sabedoria de vida de um adulto?

É sobre isso que vamos tratar neste post!

Juventude X decisão certa

O tempo todo somos bombardeados com informações e opções devido ao fácil acesso à internet. E assim, redes sociais e afins diariamente e constantemente trazem para nós algo novo e atrativo. Você já contou quantas notificações recebe no seu celular durante uma hora? Faça isso e você vai se surpreender!

Logo, em meio a tanta informação, é comum que você, jovem, se sinta perdido e até mesmo inseguro sobre o que fazer diante de determinadas situações. Porém, essa insegurança somado a falta de experiência e até mesmo o acúmulo de informações às vezes até erradas, pode te levar a decisões equivocadas. E isso pode ter consequências negativas no agora ou no futuro.

Por isso, é muito importante aprender a avaliar as opções com cuidado e paciência antes de tomar qualquer decisão. E para isso é preciso sempre considerar os prós e os contras de cada opção, bem como as possíveis consequências de suas escolhas.

Decisão certa: a importância de avaliar as opções

Avaliar as opções é um passo essencial para tomar a decisão certa. Logo, isso significa considerar todos os fatores relevantes, incluindo:

Seus valores e objetivos: O que é importante para você? O que você quer alcançar na vida?

Suas habilidades e interesses: O que você é bom em fazer? O que você gosta de fazer?

As oportunidades disponíveis: Quais são as opções que estão ao seu alcance? Será que existem outras que ainda não estão em seu campo de visão?

O resultado de suas escolhas: Quais são os possíveis resultados de cada opção?

Contudo, é importante ter em mente que não existe uma resposta certa ou errada. A melhor escolha é aquela que se mostra mais alinhada com os seus valores, objetivos, habilidades e interesses.

O impacto das escolhas 

As escolhas que fazemos na adolescência e juventude podem ter um impacto significativo em nossas vidas. Afinal, elas podem determinar nossa carreira, vocação, relacionamentos, estilo de vida e até mesmo nossa felicidade.

Por isso, é importante pensar com cuidado antes de tomar qualquer decisão.

Mas também tenha em mente que as escolhas não são irreversíveis. Ou seja, se você tomar uma decisão e perceber que não foi a melhor, sempre é possível mudar de ideia ou de estratégia. Então, avalie suas opções com sabedoria, faça sua escolha e confie! E se no meio do caminho você compreender que outra opção era a escolha certa, reavalie suas opções e recomece.

Contudo, também é preciso estar preparado para os imprevistos, para as pedras que precisarão ser contornadas ou escaladas. Afinal, uma decisão acertada não significa que não trará desafios para a tua vida e toda escolha requer também se adaptar ao processo.

5 dicas para tomar a decisão certa

Separamos algumas dicas que podem te ajudar no processo de tomada de decisões.

#1. Peça ajuda: Não tenha medo de pedir ajuda a seus pais, professores, padres, religiosos e adultos que você confia, pois eles podem te fornecer orientação e apoio.

#2. Pesquise: Procure informações de qualidade sobre as opções disponíveis. Aliás, quanto mais você souber, mais fácil pode ser para tomar a decisão certa.

#3. Ouça pessoas experientes: Fale com pessoas de mais idade, pois elas adquiriram muita sabedoria que só a vida pode nos trazer. Então, fale com seus avós ou, na ausência deles, com alguém da sua comunidade que você conhece e tem afinidades, eles podem te dar conselhos valiosos.

#4. Ouça a sua intuição: Às vezes, a melhor decisão é aquela que vem do coração. E muitas vezes essa voz do coração é o próprio Espírito Santo te dando um direcionamento. Portanto, esteja com o coração aberto e atento.

#6. Participe do retiro Livre Soul: Estre retiro reúne jovens de diferentes lugares em várias cidades em que ele acontece. O Livre Soul acontece no final de semana que antecede o carnaval (9 a 11 de fevereiro) e é organizado pela Copiosa Redenção. Neste ano, o retiro acontece em Ponta Grossa (PR), Santa Maria (RS), Presidente Médici (RO) e na Itália! E o tema é “Estar na Tua presença” e subtema: “Escolhas”. Ou seja, essa será uma oportunidade para te ajudar a refletir sobre suas decisões.

Participe do retiro Livre Soul. Faça sua inscrição AQUI!

Na adolescência e juventude, nem sempre é fácil tomar a decisão certa, especialmente porque uma decisão pressupõe renúncias. Como assim? Já parou para pensar que ao tomar uma decisão você está fazendo uma escolha? E ao fazer uma escolha, você […]