a

Blog

Como crescer na vida de oração

05 de julho de 2022

Como crescer na vida de oração

A oração é o caminho para viver um relacionamento de amizade com  Deus. É por meio dela que combatemos as ciladas do inimigo e conseguimos alcançar inúmeras graças em nossa vida. Mas como crescer na vida de oração? Há um método? Quais passos devemos seguir?

Para tentar ajudar, vamos mostrar que a oração é, como diz Santa Teresa de Jesus, “um ato da generosidade de Deus”. Mas o momento para ser realizada, as circunstâncias, tudo isso depende de cada um. Se você tem encontrado dificuldade, veja as dicas que preparamos:

1. Procure um local para realizar suas orações 

Ter um espaço para favorecer a oração é importante. Um lugar onde você não haja interrupção e tantas distrações. Aqui pode ser tanto a capela próxima a sua casa, um quarto ou até mesmo em um local afastado, ao ar livre. Este ambiente favorável se viva diariamente, semanalmente.

No entanto, sabemos que a vida é corrida e que nós, batizados, somos chamados não apenas a ter momentos de oração, mas uma vida permeada pelo relacionamento com Deus. Então, busque meios de viver isso no seu ordinário: reze o terço no caminho para o trabalho, pelo rádio, escolha jaculatórias para rezar durante o dia, para registrar no post-it e colar na geladeira, no computador, próximo ao fogão.

Todos os momentos e lugares, no fim das contas, devem ser tomados pelo cultivo da vida interior. 

2. Transforme a vida de oração em hábito

Reze todos os dias. Para crescer na vida de oração, é preciso buscar vivê-la diariamente. Não podemos apenas rezar quando sentirmos vontade ou desejamos algo em especial. Nossas concupiscências sempre nos farão tender para uma vida sem oração, sem Deus, mas ao transformar a oração em um hábito, pela vida de virtude, teremos condições de lutar e viver cada vez mais essa experiência de intimidade com Deus. 

3. Escolha algumas orações para começar 

Santa Teresa dizia às suas monjas que, para viver o caminho de perfeição, e mergulhar na oração como “trato de amizade com Deus”, era preciso fazer o que “despertasse o amor”. O que lhe desperta o amor? Rezar o terço? Adorar Jesus no Santíssimo Sacramento? Seja por meio de músicas, poemas, leituras espirituais, há um modo que Deus deseja se relacionar com você.  

4. Na vida de oração, escute a Deus

Como em toda relação de amizade, há o momento de escutar o Senhor. A oração com as Sagradas Escrituras pode ser um excelente meio para crescer nesta escuta. Experimente conhecer o método da leitura orante (lectio divina) e viva essa experiência.

A oração é o caminho para viver um relacionamento de amizade com  Deus. É por meio dela que combatemos as ciladas do inimigo e conseguimos alcançar inúmeras graças em nossa vida. Mas como crescer na vida de oração? Há um […]