a

Blog

3 características de um bom cuidador de idosos

04 de julho de 2022

3 características de um bom cuidador de idosos

Com o passar dos anos é comum que a pessoa idosa comece a precisar de cuidados especiais. Portanto, um bom cuidador de idosos se torna necessário e, às vezes, até mesmo fundamental. 

Nesse caso, o cuidador pode ser um profissional ou alguém da família, que se dispõe a passar um tempo e cuidar desse idoso. Mas independentemente de quem é, há algumas qualidades indispensáveis em quem cumpre essa função.

O bom cuidador de idosos precisa ter uma vocação para cumprir com alegria e amor seu compromisso. É importante estar com o coração em paz para doar o seu tempo no cuidado com alguém que demanda tanta atenção e cuidado. 

No entanto, além da vocação e da habilidade profissional, há outras características indispensáveis em um cuidador de idosos.

O que é um cuidador de idosos? 

Antes de entender quais as características indispensáveis, queremos te apresentar o que o Ministério da Saúde define como um cuidador de idosos. 

No Guia Prático do Cuidador, o Ministério da Saúde define o cuidador de idosos como “um ser humano de qualidades especiais, expressas pelo forte traço de amor à humanidade, de solidariedade e de doação.” 

De acordo com a perspectiva do Guia, o bom cuidador tem o papel de acompanhar e auxiliar a pessoa idosa a se cuidar. Permitindo que ela continue com sua autonomia e poder de escolha. 

Conforme mencionado acima, há características indispensáveis em um bom cuidador que são:

1 – Um bom cuidador deve ser acessível 

É imprescindível que a pessoa saiba entender e se comunicar com todos os lados. 

Quando uma família tem um idoso passando por situações de fragilidade, como uma doença ou os próprios efeitos da velhice, o cuidador precisa compreender e ter empatia por todos os lados. Tanto com o idoso que sofre quanto com a família que está aflita e preocupada. 

Além disso, o cuidador precisa ser o elo entre a pessoa cuidada, a família e a equipe de saúde. Isso faz toda a diferença! 

Ao procurar um cuidador analise seu poder de comunicação e o quanto ele tem a virtude da empatia. 

2 – Ter inteligência emocional

Outra característica preciosa nesse profissional é a inteligência emocional. 

A inteligência emocional permite ao indivíduo identificar e lidar com as suas próprias emoções. Ou seja, significa ser psicologicamente estável e usar as emoções em benefício próprio. 

Essa é uma qualidade valiosa especialmente para cuidadores de idosos. Afinal de contas, eles precisam enfrentar sentimentos alheios diariamente, e muitas vezes, os sentimentos serão de tristeza, dor e frustração. 

É imprescindível uma inteligência emocional consistente para lidar com isso sem se abalar, mas, ao mesmo tempo, reagir com doçura. 

Ao escolher um bom cuidador de idosos, identifique como ele reage com as emoções. Pergunte qual a reação dele ao sentir medo ou raiva, e principalmente, se ele consegue identificar suas emoções. Você pode, inclusive, sugerir algumas situações e questionar quais seriam as reações.

Enquanto ele for respondendo, veja se as respostas são claras e diretas.  

3 – Estar atento 

O cuidador precisa estar sempre atento, pois o idoso é instável. Ele pode sofrer quedas, passar mal ou apresentar sinais sutis de que algum problema está surgindo ou piorando.

Então, a pessoa que toma conta dele precisa estar sempre ligado nesses indícios. Além disso, precisa perceber as coisas antes de acontecer para evitar, como uma queda causada por um tapete, por exemplo.  

A atenção também entra em outro sentido, o de ser atencioso e amigável. Conversar, ouvir com respeito e tratar com carinho. 

Ao escolher um cuidador para seus pais, tios ou avós, entenda que essa pessoa passará muito tempo com esse idoso. Você confiará a ele alguém muito importante da sua vida, por isso precisa tomar essa decisão consciente. 

Observe se essa pessoa possui as características citadas acima e se ela corresponde aos seus valores e necessidades. Além disso, se o idoso estiver em condições de opinar, pergunte sua opinião. 

Convidamos você para conhecer o trabalho do Lar Adelaide e a nossa maneira de trabalhar, nossos valores e carisma.

Convidamos você para conhecer o trabalho do Lar Adelaide e a nossa maneira de trabalhar, nossos valores e carisma.