a

Últimas Notícias

As Sagradas Escrituras e a terceira idade

24 de setembro de 2022

As Sagradas Escrituras e a terceira idade

Nas Sagradas Escrituras vemos que Deus abençoa os homens com vida longa, concedendo a eles a graça de desfrutar das riquezas conquistadas ao longo de sua vida. Os maiores tesouros que um homem pode ter são os momentos guardados no coração, principalmente se forem marcados pela vivência da fé em Cristo Jesus.

Quando jovens não recebemos muitos conselhos dos mais idosos? De uma sabedoria que tem sua origem na experiência da vida, até mesmo naqueles que são como sábios sem estudos, por causa dos dias de luta debaixo do sol. Muitos dos idosos são simples na vida, mas profundos na palavra.

É ouvindo que os mais jovens podem encontrar a melhor direção para a vida e, também, a bênção da boa longevidade. “Ouve, meu filho, recebe minhas palavras e se multiplicarão os anos de tua vida” (Pv 4,10).

Ao longo da terceira idade, parece que Deus concede, de forma mais particular, o que estava oculto na sua Palavra, o sentido da letra, mostrando a luz para os mais inexperientes trilharem um bom caminho em suas vidas.

A sabedoria do idoso é a conquista que foi forjada pelas muitas provações ao longo de muitos anos, que no hoje é como uma espada afiada com os seus ensinamentos sempre penetrante nos corações dos que precisam ouvir os seus conselhos.

Na vida deles, vemos a força da Palavra, que é quase uma transcrição das Sagradas Escrituras.

A palavra do ancião na vida dos irmãos

Quem é que chega a saber tudo na vida?

Não devemos confiar de mais em nós mesmos, em nosso próprio entendimento e sentimento, mas, sim, escutar também os outros e, melhor ainda, se o outro é um sábio ancião que guarda a Palavra de Deus.

Os sábios são os que evitam falatórios, que comungam com frequência a mansidão e a calmaria, estão voltados com os olhos para o alto: o encontro com Deus. Veem na própria história de vida os momentos mais marcantes, que formaram e definiram o caráter de hoje.

Quão abençoada é a família com um sábio ancião, que elas deem o valor que lhe é merecido!

Os mais idosos, que guardam as escrituras, são os que mais personalizam essa sabedoria. Por exemplo, ensinando muitas vezes com parábolas coisas tão complexas e difíceis de dizer.

Que todos possam cultivar no coração asrSagradas Escrituras, viva no olhar dos nossos anciãos!

Leia também: Como corresponder à vocação na terceira idade.

Os idosos observam melhor as Sagradas Escrituras

Sem amor, qual obra terá utilidade? Por maior que seja o seu feito, por mais grandioso que seja a sua ajuda ao irmão, a doação de alimentos a uma instituição caridosa, ou uma doação a um lar de acolhimento ao idoso; nada terá efeito sem o amor a Deus.

Da mesma forma, ir à igreja, participar da missa e de encontros, ler as Sagradas Escrituras, e se nada disso se transformar em atos concretos na própria vida cotidiana, então de que vale a fé deste irmão? “Acaso essa fé poderá salvá-lo?” (Tg 4, 10).

Com isso, também podemos ver que os mais velhos nos dão o exemplo. Em sua simplicidade mostram que vale mais a pena amar com sinceridade, do que mostrar que amamos.

Ou seja, cumprir a Palavra por meio de obras, dentro e fora da igreja, levando em conta o verdadeiro amor do evangelho: quando necessário repreender os irmãos, usando a Palavra, é um ato de amor. Assim como dar o pão a quem pede de comer.

Uma das maiores riquezas da terceira idade é encontrar essa maturidade de entender as pessoas e poder ler melhor a vida. Que todos possam encontrar semelhante equilíbrio de agir por amor.

Queiramos ser também igreja, amar em atos sinceros, por menor que sejam eles!

Leia mais sobre: Lar Adelaide Weiss Scarpa: qualidade de vida para pessoas idosas

Aprenda com os idosos: o nosso sustento é a Palavra

A Palavra de Deus é a maior companheira durante a vida e, ainda mais, na terceira idade. Quando permanecemos firmes e sustentados pelo Senhor, nada e nenhum mal consegue nos abalar, porque guardamos os Seus ensinamentos no coração.

A Palavra de Deus sempre será o nosso sustento, veja o que nos fala o profeta Isaías:

“Ouvi-me, casa de Jacó, e vós, sobreviventes da casa de Israel, que eu carreguei, desde vosso nascimento e sustentei desde o seio materno: permanecerei o mesmo até vossa velhice, eu vos sustentarei até o tempo dos cabelos brancos; eu vos carregarei como já carreguei, cuidarei de vós e eu vos preservarei; a quem podereis comparar-me ou igualar-me? Quem poreis em paralelo comigo, que me seja igual” (Is 46, 3-5).

Com esta Palavra – Cultive no coração o que é dito nas missas, o que é rezado nos terços, pois, esses momentos são permeados pelo encontro com as Escrituras.

Basta olhar para a igreja que você verá que são os idosos quem protagonizam esses momentos. Tudo isso vem como alimento que fortalece a cada ano que avança.

O nosso Papa Francisco enfatizou que a vida idosa deve ser ativa, cultivando a vida interior, através da leitura da Palavra de Deus, da oração diária, dos recursos aos sacramentos e na participação na liturgia. (ARTIGO CNBB – DOM VITAL CORBELLINI, 2022).

Conclusão

A vida dos idosos é uma vida pastoral, com a sabedoria da Palavra permeada de muita simplicidade. Um ensinamento verdadeiro de quem encontra o sustento da alma em Deus.

Portanto, que seja assim também a nossa relação com a Palavra de Deus, a exemplo dos idosos. De modo que, alcancemos a maturidade de um amor sincero por Jesus Cristo e sua igreja.

Conheça mais sobre o nosso Lar de acolhimento para o Idoso e aproveite para conferir nosso material.

Clique aqui para baixar o nosso material!

Nas Sagradas Escrituras vemos que Deus abençoa os homens com vida longa, concedendo a eles a graça de desfrutar das riquezas conquistadas ao longo de sua vida. Os maiores tesouros que um homem pode ter são os momentos guardados no […]