a

Blog

A confissão contribui para minha vida de oração?

05 de julho de 2022

A confissão contribui para minha vida de oração?

A confissão é uma dádiva que Deus nos permite para nos reconciliarmos com Ele. Jesus veio para salvar-nos e tirar o mundo do pecado, assim como São João Batista disse: “Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1, 29). 

Quando nos confessamos, estamos a caminho da verdadeira salvação. O Sacramento da Penitência “obtêm da misericórdia de Deus o perdão da ofensa a Ele feita e, ao mesmo tempo, são reconciliados com a Igreja, que tinham ferido com o seu pecado, a qual, pela caridade, exemplo e oração, trabalha pela sua conversão”. (Catecismo da Igreja Católica, artigo 4, 1422)        

Quando confessamos, estamos colocando em prática nossa oração e temos ali um amadurecimento de fé. Ao realizar o exame de consciência, recebemos de Deus o dom da recordação, para que seja lembrada toda ofensa cometida a Ele e aos irmãos.

Suplicar o perdão na confissão

A súplica do perdão ao se confessar é característica de um coração arrependido e que implora através das orações o perdão para aquele que tanto sabe amar. A partir dali, com o coração cheio da graça de Deus, viveremos nossa vocação.

Somos a imagem divina de Cristo na terra e ao sabermos disso, quando estamos em perfeita sintonia e uma vida repleta de oração, estamos caminhando para uma santidade perfeita e assim […] “o homem conhece a voz de Deus que o impele a fazer o bem e a evitar o mal […]” (CIC, 1706).

Oração: relacionamento com Deus

A oração é melhor o caminho para estar junto do Pai. É através dela que Deus nos fala e nos mostra qual a melhor ação para os problemas que julgamos impossíveis. Não há dúvidas que esta experiência de oração nos abre um melhor relacionamento com Deus e uma vida espiritual fervorosa. A espiritualidade nos coloca a frente de uma nova vida e de uma nova esperança.

Quando nos confessamos, estamos nos aproximando ainda mais de Deus. A confissão, feita com arrependimento sincero, traz alegria ao coração porque nos insere numa vida íntima com Deus.

A confissão é uma dádiva que Deus nos permite para nos reconciliarmos com Ele. Jesus veio para salvar-nos e tirar o mundo do pecado, assim como São João Batista disse: “Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado […]