a

Blog

Oração pelos filhos: Tudo que os pais precisam saber

07 de julho de 2022

Oração pelos filhos: Tudo que os pais precisam saber

Quando pensamos na importância dos pais cultivarem momentos de oração pelos  filhos, precisamos recordar do momento em que essa família foi gerada. Quando, diante do altar do Senhor receberam o sacramento do matrimônio.

No dia em que decidiram se comprometer um com o outro, eles assumiram também o compromisso de educar os filhos. O Catecismo da Igreja diz que: 

 “ pela graça do sacramento do matrimônio, os pais receberam, a responsabilidade e o privilégio de evangelizar os filhos. Por isso os iniciarão desde tenra idade nos mistérios da fé, da qual são para os filhos os “ primeiros arautos”. ( CIC § 2225)

A oração pelos filhos é também um ato de entrega e confiança dos pais. Sendo assim, no Pai que tudo vê, tudo sabe e conhece a necessidade de cada um dos seus filhos. Aquele que pode estar presente em todas as situações, protegendo os seus, quando os pais desta terra não podem estar. 

A missão de pais e mães na fé 

O Catecismo ensina também que “a experiência da vida em família pode alimentar as disposições afetivas que por toda a vida constituirão autênticos preâmbulos e apoios de uma fé viva.” (CIC§ 2225)

É fundamental, portanto, que os pais, desde a tenra idade de seus filhos possam formá-los e educá-los na fé. Desse modo, sendo eles o primeiro testemunho de vida cristã que seus filhos terão. 

É a partir do testemunho vivido no lar, entre os pais e a família que os filhos serão despertados para a importância de cultivar um relacionamento íntimo com Deus. Os pais têm a missão de ensinar os filhos a orar e a descobrir sua vocação de filhos de Deus. (CIC § 2226)

Uma triste realidade comum que vemos em muitas paróquias, é o caso das crianças que estão inseridas na catequese mas que seus pais não participam das atividades e momentos de oração em comum com seus filhos. 

Qual será o exemplo então que essas crianças terão para seguir adiante em sua caminhada de fé, se elas não vivem essa realidade dentro do próprio lar? Por isso, é fundamental que os pais cultivem momentos de oração pelos filhos.

Para que eles possam construir no dia a dia um caminho de santidade, vivendo a caridade de Cristo, amando uns aos outros, vivendo o perdão mutuamente e respeitando a todos mesmo em meio às diferenças. 

Qual melhor tipo de oração pelos filhos?

Existem diversas formas de se cultivar a oração pelo e com os filhos. A primeira e com certeza, fundamental entre elas é a Santa Missa aos domingos. Além de apresentar a vida dos filhos, diante do altar do Senhor, os pais podem ensinar aos  filhos o que é a Santa Missa e o que significa cada momento.

Confira outras opções que separamos para você orar pelos seus filhos:

  • Rosário de Nossa Senhora 

Se tem alguém que entende a importância e necessidade de rezar pelos filhos e viver o abandono nas mãos de Deus, sem dúvida é Nossa Senhora. Apresente a vida de seus filhos a Maria e confie em sua intercessão.

  • Novenas

A Igreja possui inúmeros exemplos de pais e mães que rezaram pela conversão de seus filhos, e que foram testemunhos de santidade em família e você também pode recorrer a eles: Santa Zélia e São Luís Martin, Santa Mônica, Santa Gianna, Serva de Deus Chiara Corbella.

  • Apresente seu coração a Deus

Não tenha medo de apresentar o seu coração, suas preocupações e dificuldades na educação dos seus filhos a Deus. Não há oração mais eficaz do que um coração sincero e disponível para acolher a Vontade de Deus.

Quando pensamos na importância dos pais cultivarem momentos de oração pelos  filhos, precisamos recordar do momento em que essa família foi gerada. Quando, diante do altar do Senhor receberam o sacramento do matrimônio. No dia em que decidiram se comprometer […]