a

Últimas Notícias

16 de agosto de 2022

Manipuladores e Manipuláveis

Manipuladores e Manipuláveis

Por Irmã Silvia Cristina Maia, CR

Existem muitos “lobos em pele de cordeiro” bem perto, aqui dentro de nós.

Quando você pede a alguém para fazer algo para você, é melhor dar as razões reais para que isso seja feito ou oferecer as razões que tenham mais peso? Pode-se responder: Eu ofereço as razões reais, porém, apenas escolho dentre elas as que têm mais peso! 

Segundo Tamás Bereczkei “todas as pessoas ordinárias podem exibir um certo nível de pensamento maquiavélico”. Você sabe quais eram as características de um líder para o filósofo Nicolau Maquiavel? A manipulação, a amoralidade, o cinismo, a frieza emocional e a falta de empatia. 

A pergunta faz parte de uma série de questões de um teste psicológico sobre a manipulação, porém, a resposta é comum a todos nós que não reconhecemos o quanto a dinâmica da manipulação está presente em nossas vidas. A dinâmica de manipulação das mentes mais maquiavélicas está presente também em nós, na “manipulação nossa de cada dia”. Manipulamos a nós mesmos, aos outros, e tentamos manipular a vida e o próprio Deus.

Por exemplo: Quando dizemos que vamos começar aquela dieta na segunda-feira, ou quando procuramos inúmeras razões para não encontrarmos determinada pessoa, ou ainda, quando pedimos incessantemente a Deus aquilo que aos nossos olhos parece o melhor. 

Dentre todas elas escolhemos explorar aqui a Manipulação.  Existe um lado sombrio da manipulação, uma forma de ludibriar as pessoas em benefício próprio. Contudo, manipuladores são também aqueles que justificam suas ações, seus objetivos com base em algo bem racional, levando os outros a pensarem que fariam o mesmo em seu lugar e para conseguir o que realmente querem podem elogiar, fingir cooperação e compreender conforme a situação (Cf. Bereczkei, 2019).

E agora?! Será que já conseguimos reconhecer algo de nós nessa descrição?

Bom, parece que existe em nosso cotidiano mais manipulação do que pensamos, somos manipuladores e também manipuláveis, pois normalmente a pessoa que começa um esquema de manipulação acaba tendo uma certa influência dentro de um grupo e leva boa parte do grupo, senão todo ele, a acreditar que a forma como pensa e age é correta e até mesmo justa. 

Em menor ou maior proporção somos manipulados e manipuladores. Antes de criticar ou condenar use seu tempo para olhar com profundidade para dentro de si, avalie-se e busque todos os dias o caminho da Verdade. Você sempre terá a oportunidade de escolher entre criticar ou reconhecer-se em busca do crescimento.

ReferênciasBERECZKEI, Tamás. Mentes Maquiavélicas. A psicologia da Manipulação. Petrópolis: Editora Vozes, 2019.

Manipuladores e Manipuláveis Por Irmã Silvia Cristina Maia, CR Existem muitos “lobos em pele de cordeiro” bem perto, aqui dentro de nós. Quando você pede a alguém para fazer algo para você, é melhor dar as razões reais para que […]