a

Blog

<strong>Um lar de qualidade para o idoso no sul do Brasil</strong>

19 de dezembro de 2022

Um lar de qualidade para o idoso no sul do Brasil

O idoso, segundo a legislação, é a pessoa que goza de todos os direitos fundamentais, inerentes à pessoa humana, todas as oportunidades e facilidades para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social.

Tudo isso em condições de liberdade e dignidade, ou seja, com o cuidado, respeito e atenção que merece. E é dessa forma que o Lar Adelaide Weiss Scarpa construiu sua história de dedicação à pessoa idosa ao longo de mais de 20 anos! 

Assim, neste post,  você vai descobrir a beleza do Lar Adelaide Weiss Scarpa, desde sua localização no Município de Pinhais, no Paraná, sua infraestrutura e pessoal qualificado; tudo graças aos cuidados divinos através da Congregação Copiosa Redenção. Confira!

Uma casa para o idoso em Pinhais

Antes de tudo, Pinhais é um município do estado do Paraná. O nome Pinhais tem origem nos pinheiros típicos do Paraná e a região possui uma grande quantidade deles. A cidade fica a 8,4 km do centro de Curitiba, com uma localização privilegiada e de fácil acesso. 

Segundo dados do IBGE (2010), Pinhais possui 133.490 habitantes e é uma das cidades mais desenvolvidas da Região Metropolitana de Curitiba e do Paraná. Com apenas 33 anos de emancipação, ela se tornou atraente para novos investimentos econômicos.

Além de oferecer uma gestão sustentável, Pinhais tem um meio ambiente agradável, com  projetos culturais, esporte, lazer, praças e parques com bastante área verde. Sobretudo, este ambiente favorece atividades ao ar livre e o contato com a natureza para todas as idades.

E o Lar Adelaide localiza-se neste município do Paraná e contribui para enriquecer a beleza do lugar através do excelente cuidado com o idoso. O clima da cidade, durante o verão, contribui para que o idoso tenha momentos agradáveis de lazer em espaço aberto.

Lar Adelaide –  um lugar seguro para o idoso 

O Lar Adelaide Weiss Scarpa pertence à Fundação Weiss Scarpa e é administrado pelas Irmãs da Copiosa Redenção. A congregação conhece bem essa realidade do idoso porque suas co-fundadoras –  Maria Moreira da Motta Santos, Ruth Marina da Silveira e Ione Strozzi – ingressaram na Família religiosa já com idade avançada. 

Dessa maneira, as Irmãs abraçaram o cuidado com os idosos como um chamado divino e conhecem de perto os desafios que eles enfrentam, como também suas famílias. Por isso, a Congregação se empenha em oferecer a melhor estrutura e equipe técnica para esse fim. 

A casa tem capacidade para atender aproximadamente 38 (trinta e oito) idosos. A finalidade do Lar é dar atendimento integral e qualidade de vida para pessoas idosas a partir de 60 anos,  ao mesmo tempo que seja preservada a forte interação com a família.

Um lar aconchegante para o idoso! 

A missão do Lar Adelaide é proporcionar o exercício dos direitos humanos (civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e individuais), preservar a identidade e a privacidade da pessoa, assegurando um ambiente de respeito e dignidade.

Para isso, tudo é organizado de forma que o idoso disponha de um envelhecimento saudável, uma boa alimentação, saúde e o conforto necessário de um lar. 

Há também a equipe de profissionais comprometidos com o bem-estar de cada idoso. São médicos, enfermeiros, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas. Além dos profissionais da nutrição que cuidam da dieta dos hóspedes com muita responsabilidade.

A infraestrutura dos quartos, o ambiente externo, a natureza que envolve o Lar Adelaide oferece um ambiente aconchegante e seguro para o idoso, como também o apoio afetivo e emocional que eles precisam, com o cuidado de manter os laços familiares bem presentes.

O aconchego do lar e da fé

Um dos compromissos dos profissionais do Lar Adelaide para com o idoso é a liberdade de fé. Esse direito está enraizado na história de cada um deles, para que no entardecer da vida, o encontro com Deus se torne natural e sereno. 

E todo o ambiente da casa favorece espiritualidade, seja pela capela, pelas imagens dos santos, como a natureza que inspira oração e quietude. Temos a certeza de que a presença de Deus anima e fortalece a vida de cada pessoa idosa de quem cuidamos.

Logo, é certo que muito mais do que estruturas, o Lar Adelaide oferece uma família que ama, escuta, reza e acolhe cada hóspede diante dos seus desafios e limitações. Com a ajuda de pessoas qualificadas e sensíveis à realidade da vida idosa hoje.

Portanto, as  portas estão abertas! O município de Pinhais espera sua visita para oferecer um turismo agradável, uma culinária típica paranaense e um lugar amoroso e feliz para a pessoa que você ama e deseja cuidar: o seu querido idoso(a).

Aprofunde nesse assunto: Lar de idosos, casa de repouso e asilo: quais as diferenças?

O idoso, segundo a legislação, é a pessoa que goza de todos os direitos fundamentais, inerentes à pessoa humana, todas as oportunidades e facilidades para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social. […]