a

Blog

Como saber qual melhor lar de idosos?

14 de setembro de 2022

Como saber qual melhor lar de idosos?

Escolher um lar de idosos para os pais ou avós envelhecerem é uma decisão difícil para a maioria das famílias. Exige atenção e cuidado, é preciso lidar com muitas informações e ter também um olhar crítico para entender se aquele lugar vai, de fato, cuidar e acolher a pessoa idosa como ela merece. 

E todo esse processo, muitas vezes, ainda é vivido com o coração apertado de culpa, como se a decisão de colocar os pais ou avós em uma casa de repouso fosse abandono.

Por isso, antes de tomar essa decisão importante e bater o martelo sobre um lar de idosos, queremos que você leia algumas dicas. 

O que é e para que serve um lar de idosos?

Antes, é preciso contextualizar e explicar qual o objetivo de uma casa de repouso.

Um lar de idosos é uma casa que acolhe pessoas da terceira idade, oferecendo um atendimento personalizado. Além disso, conta com profissionais capacitados e especializados disponíveis 100% do tempo.

Há também refeições balanceadas e controladas por um nutricionista, atividades físicas, momentos de lazer e tempo com a família. Geralmente um lar de idosos faz o que está ao seu alcance para deixar o espaço o mais agradável possível, colocando lembranças de casa, como fotos, oferecendo carinho e amor.

A ideia é que o idoso sinta que está em casa, seguro, bem-cuidado e confortável. Além disso, ele precisa se sentir feliz, amado e livre.

Então, como sei qual o melhor lar de idosos?

Para saber se um lugar é bom o bastante para você hospedar o seu parente idoso, ele precisa garantir tudo o que foi citado anteriormente. Alguns lugares têm programas e atividades diferentes, espaços mais amplos, mais luxo ou simplicidade. Mas o importante mesmo é avaliar como ele trata e acolhe o idoso e se oferece uma equipe qualificada.

Além disso, um bom lar de idosos precisa garantir autonomia e respeito ao idoso, pois isso traz outros benefícios, como a qualidade de vida. 

Observe alguns pontos como:

  • Quem são os profissionais que fazem parte do lar? São formados, qualificados e possuem a sensibilidade necessária?;
  • Avalie a estrutura e se possui segurança, corrimão, iluminação, pisos adequados, barras no banheiro e outros itens importantes;
  • Como são preparados os alimentos? Há uma alimentação balanceada e colorida, suprindo as necessidades dos idosos?;
  • Esse lar pode oferecer atendimento médico se o idoso precisar? Como é a enfermaria?;
  • E as atividades físicas e a fisioterapia? Como é o trabalho dessa instituição nessa área? Os idosos precisam muito se movimentar e se exercitar, especialmente porque nessa idade muitos sofrem com problemas nos ossos ou fraqueza nos músculos;
  • E há preocupação com as atividades de lazer? Os idosos precisam muito de momentos de diversão e descontração que trabalhem a autonomia, a criatividade e o pensamento lógico;
  • Os familiares podem visitar em qualquer momento? Se não, porquê?; 
  • A individualidade do idoso é respeitada?  Inclusive, é importante questionar até se a vida de fé e a religião serão respeitadas e incentivadas;

Muitos outros pontos também são fundamentais nesta pesquisa, como, por exemplo, se o seu familiar tem alguma doença e precisa de um cuidado especial, questione sobre isso. 

Lembre-se que não é abandono

O número de idosos no Brasil aumentou muito nos últimos anos e a tendência é que continue em crescimento. Segundo o IBGE, a proporção de pessoas acima dos 60 anos cresceu de 11,3% para 14,7% entre 2012 e 2021. Portanto, hoje são 31,2 milhões de idosos no país. Enquanto isso, a população jovem diminuiu consideravelmente. 

Com esse aumento tão expressivo é difícil cuidar de todos os idosos sem nenhuma ajuda ou apoio, muitas vezes precisamos ser humildes e aceitar a necessidade de um auxílio. 

Sem falar que, infelizmente, grande parte das pessoas na terceira idade dependem de cuidados especiais, pois possuem doenças e, mais uma vez, podemos não dar conta dessa demanda sozinhos.

Por isso, precisamos procurar o apoio de um lar de idosos. Um espaço confiável e seguro para hospedarmos nossos familiares idosos com a certeza de que serão amados e bem cuidados. Isso não é abandono, é bondade e responsabilidade. 

Portanto, faça sua parte de compreender as necessidades da pessoa idosa e de procurar com sabedoria e atenção um bom lar. Siga as orientações deste artigo e pesquise com paciência, assim certamente você saberá qual o melhor quando encontrar.

Leia também Quando é hora de optar por casa de repouso?

Esse artigo foi útil para você? Compartilhe nas suas redes sociais.

Escolher um lar de idosos para os pais ou avós envelhecerem é uma decisão difícil para a maioria das famílias. Exige atenção e cuidado, é preciso lidar com muitas informações e ter também um olhar crítico para entender se aquele […]