• Ícone e-mail

    Email
    atendimento@copiosaredencao.org.br

  • Ícone telefone

    Telefone
    042 3226-1144

Irmã Ione Strozzi

Ir. Ione Strozzi nasceu em 04 de novembro de 1931, em União da Vitória/PR. Filha de imigrantes italianos, o pai Hugo Strozzi e a mãe Amália Bianchi Strozzi. 

Realizou seus estudos da escola primária, fundamental e médio em sua cidade natal e posteriormente, foi estudar enfermagem na capital Curitiba e concluiu o curso em Campinas, interior de São Paulo. 

Atuou como chefe do Hospital Cajuru em Curitiba entre os anos de 1959 e 1960. Transferiu-se para Marília/SP, onde trabalhou como enfermeira chefe da Maternidade da Santa Casa de Misericórdia. Foi também professora de enfermagem na Escola de Enfermagem, anexa a Santa Casa, no período de 1961 a 1965. 

Já aos 34 anos, ingressou na Congregação das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus. Após nove anos de vida religiosa, deixou a Congregação, devido à morte de seu pai e foi cuidar de sua mãe que estava doente. Para superar as dificuldades deste período, ingressou no curso de letras. Foi neste período que ela teve uma profunda experiência espiritual no Movimento da Renovação Carismática Católica (RCC).

Teve seu primeiro encontro com o Padre Wilton em outubro de 1989, quando ele foi pregar um retiro em União da Vitória para a RCC. Após participar deste retiro, decidiu ingressar no Instituto Secular. Entretanto, foi convidada por Padre Wilton, para participar da fundação da Congregação, juntamente com Maria Motta e Ruth Marina da Silveira, as quais emitiram as primeiras promessas no dia 08 de dezembro de 1989, na presença do então Bispo de Ponta Grossa, Dom Geraldo Pelanda. 

Já na Copiosa Redenção, inicialmente, assumiu a função de secretária do Padre Wilton. Atendia as triagens dos jovens para a chácara de recuperação, coordenava os grupos e a espiritualidade dos acolhidos e auxiliava na administração financeira. Ela também atendia pessoas que procuravam aconselhamentos e orações, conduzia momentos de orações nos retiros do fundador, e ministrava palestras. 

Além de ter sido formadora das primeiras irmãs, organizou em Ponta Grossa/PR, um grupo para atender pessoas com HIV/Aids, onde realizava abordagem nas ruas. Preocupada com o acolhimento destas pessoas, Irmã Ione solicitou ao Padre Wilton que abrisse uma casa de recuperação e de acolhimento para pessoas soropositivas, a qual foi realizada na Comunidade Rosa Mística. 

O trabalho de abordagem de rua evoluiu e em 1995 se tornou uma instituição, denominada de Grupo Revivier, a qual se tornou nacionalmente reconhecida pelos projetos desenvolvidos e por atender inúmeras pessoas, sendo crianças, adolescentes e famílias que vivem com o HIV/Aids. Outro aspecto deste trabalho, foi a implantação da Pastoral da Aids, dentro da Diocese de Ponta Grossa. 

Irmã Ione possuía um profundo amor pelos sacerdotes e a eles dedicava suas orações e sua devoção ao Sagrado Coração de Jesus, inclusive acompanhou muitos seminaristas no caminho vocacional e espiritual até a ordenação sacerdotal, sendo madrinha de muitos sacerdotes. 

Sua dedicação ao atendimento dos leigos se manteve mesmo nos momentos de enfermidade, em decorrência de sua idade avançada. 

A missão de Irmã Ione se destacou pela fidelidade ao Carisma da Adoração e intercessão pela recuperação dos usuários de drogas.

Irmã Ione foi contemplar a face de Deus no dia 05 de fevereiro de 2013.