a

Últimas Notícias

Como relacionar-se bem com a pessoa idosa

04 de julho de 2022

Como relacionar-se bem com a pessoa idosa

Possuir uma boa convivência com uma pessoa idosa é algo precioso. Além disso, na vida muitas vezes solitária de um idoso, sentir que tem com quem contar é algo poderoso.

Mesmo que para nós seja algo exigente que demanda muita dedicação e paciência, também é uma tarefa prazerosa. O Papa Francisco disse recentemente em seu Twitter que os idosos devem ser cuidados como tesouros da humanidade. 

Portanto, devemos nos esforçar para construir uma boa convivência com a pessoa idosa. Essa missão pode ser feita com mais qualidade seguindo algumas dicas. 

Importância de ter uma boa relação com a pessoa idosa

Conviver bem com a pessoa idosa significa manter diálogos saudáveis e respeitar seus desejos e sua autonomia. Além disso, envelhecer não deve ser sinônimo de solidão. 

Portanto, para garantir um envelhecimento saudável e uma qualidade de vida, devemos valorizar os bons relacionamentos e insistir em passar um tempo de qualidade com os idosos que fazem parte do nosso convívio. 

 Além disso, outros bons motivos para manter uma boa relação com a pessoa idosa são:

  • Melhorar a autoestima;
  • Cuidar do processo de envelhecimento do idoso e do que isso acarreta, como esquecimentos, depressão, doenças e entre outras coisas;
  • Ajudar com a alimentação e uma vida mais ativa;
  • Evitar a solidão;
  • Garantir qualidade de vida no envelhecimento.

Veja o que mais pode construir um bom relacionamento com os idosos! 

Respeite a rotina da pessoa idosa 

Quando você chega na vida de alguém, certamente essa pessoa já tem uma rotina. Horário de dormir, de acordar, refeições, momentos de lazer. Se você tentar alterar tudo isso, causará estresse e incômodo. 

Assim, ao passar a conviver mais com a pessoa idosa, ajude com as atividades que ela demonstra mais dificuldade. Ajude a lembrar dos remédios, sugira uma mudança dos móveis para que a passagem fique livre e ela se movimente melhor. 

Porém, ao realizar isso, tenha a certeza de que será necessário para sua vida e  não seja apenas uma mudança que cause estranheza. Dê autonomia para o idoso opinar. 

Tenha empatia 

Empatia é se colocar no lugar do outro, identificar e compreender o que a outra pessoa vive em determinadas situações. 

Esse sentimento precisa estar presente nas suas relações, especialmente com a pessoa idosa. Afinal de contas, se somos mais jovens, não temos como conhecer, na pele, as dores e angústias dos idosos, é necessário compreender e respeitar. 

Além disso, a boa convivência é ditada pela forma como você demonstra ser empático. A pessoa idosa vai saber reconhecer isso e o relacionamento vai sendo abastecido.

Incentive momentos de diversão 

As pessoas idosas encontram muitas limitações conforme a idade avança. Uma maneira de alimentar o relacionamento é incentivar que os idosos tenham um tempo de qualidade fazendo aquilo que gostam. 

Faça jogos interativos, proponha caminhadas, passeios estimulantes, idas ao cinema. Há muitas opções de momentos de diversão, com qualidade e segurança. 

Esses períodos também são responsáveis pela diminuição do estresse, alívio da ansiedade e depressão. 

Tenha paciência 

Dizem que, quando envelhecemos, voltamos a ser crianças. Portanto, precisamos ter muita paciência para lidar com crianças e pessoas idosas.

Os idosos têm momentos difíceis, seu temperamento influencia no comportamento, eles podem ser teimosos, murmuradores e resistentes aos cuidados. 

No entanto, devemos ter calma e jogo de cintura; procurar observar nossas atitudes e praticar a empatia citada acima. 

Salientamos o quanto o bom relacionamento com a pessoa idosa traz benefícios para nós e para eles. Com esses momentos de convivência, podemos tirar lições valiosas, afinal de contas, temos muito para ajudá-los e eles, para nos ensinar. 

Priorize os bons momentos e a boa convivência, use essas dicas para construir um bom relacionamento e aproveite todos os momentos que puderem compartilhar. 

Queremos te convidar para conhecer o Lar Adelaide, quem somos e como trabalhamos. E também estamos ativos nas redes sociais: Instagram e Facebook.

Possuir uma boa convivência com uma pessoa idosa é algo precioso. Além disso, na vida muitas vezes solitária de um idoso, sentir que tem com quem contar é algo poderoso. Mesmo que para nós seja algo exigente que demanda muita […]