a

Notícias

<strong>CNBB abre campanha da fraternidade 2023 com tema voltado para a fome no Brasil</strong>

23 de fevereiro de 2023

CNBB abre campanha da fraternidade 2023 com tema voltado para a fome no Brasil

Na manhã da quarta-feira de Cinzas, 22, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), abriu oficialmente a Campanha da Fraternidade 2023 sobre a Fome no Brasil.

Para dar início as solenidades, uma missa foi realizada na capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da entidade, e foi dedicada à vivência de uma “abençoada Quaresma e uma santa Campanha da Fraternidade”.

A celebração contou com a presença do bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado, que ressaltou em sua homilia, a importância da conversão, vivida de modo intenso no período da Quaresma: “O amor a Deus nos conduz ao amor ao próximo e nós mesmos. […] O mundo todo precisa passar por um tempo de Quaresma e conversão”. – exortou.

A cerimônia de lançamento oficial da Campanha da Fraternidade foi conduzida pelo assessor do Setor de Campanhas da CNBB, Padre Jean Poul Hansen e realizada no auditório dom Helder Câmara. Além dele, uma mensagem do Papa Francisco foi divulgada, mantendo a tradição dos papas, sobre a campanha do ano.

Francisco ressaltou sua intenção para que todos reflitam sobre este tema: “a consciência de que a partilha dos dons que o Senhor nos concede em sua bondade não pode restringir-se a um momento, a uma campanha, a algumas ações pontuais. ”

ABERTURA DA CAMPANHA NAS DIOCESES

Em Ponta Grossa, no Paraná, a abertura da campanha aconteceu também na manhã do dia 22, e contou com a presença do Bispo Dom Sérgio Arthur Braschi, do Padre Joel Nalepa, coordenador diocesano da Ação Evangelizadora; Márcia Simões, coordenadora diocesana da Campanha da Fraternidade, além de representantes políticos, além de sacerdotes e diáconos.

O bispo de Ponta Grossa ressaltou que a campanha toma a palavra de Deus como luz para iluminar a questão da insegurança alimentar e da fome, que aumentou em diversos locais do Brasil e do mundo: “[…] não é possível um cristão ir dormir tranquilamente sabendo que tantos vivem essa realidade da fome.” – alertou dom Sérgio.

Já na Arquidiocese de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, a campanha foi lançada na Casa Papa Francisco, local que presta atendimento às pessoas que se encontram em vulnerabilidade social e em situação de rua.

Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria, esteve presente no lançamento da campanha e destacou: “infelizmente a situação da fome se agrava, porque estamos em uma cultura de indiferença e resignação, que muitas vezes é transmitida dentro de casa e reforçada na convivência social. Não entendemos a urgência da fome dos outros e ainda julgamos. […] Agradecemos a Deus pelos tantos projetos que existem na Arquidiocese, voltados para as pessoas que mais necessitam.” – disse

Para o Padre Juviano Pereira, sacerdote da Copiosa Redenção, a campanha é um momento para olharmos com misericórdia aos que necessitam: “Na humanidade existem vários outros tipos de fome, seja ela de justiça, da misericórdia, a fome da busca de Deus, além daquela que alimenta o nosso corpo. Nosso corpo bem nutrido, conseguiremos buscar essas e muitas outras coisas.” – concluiu.

Em Presidente Médici, no estado de Rondônia, a Paróquia São João Batista, juntamente com o Irmão André de Sena, traz a perspectiva da campanha da fraternidade, atrelada ao momento quaresmal que estamos vivendo: “Estamos realizando formações junto as pastorais e movimentos, além de usarmos o espaço do programa na rádio Tropical, levando a espiritualidade deste período da quaresma para as pessoas” – frisou.

Foto: CNBB

Fontes: Arquidiocese de Santa Maria/RS
Diocese de Ponta Grossa/PR
CNBB