a

Notícias

Centro Âncora relembra seus 10 anos de história

15 de julho de 2022

Centro Âncora relembra seus 10 anos de história

No dia 27 de maio, o Centro Âncora comemora 10 anos de fundação e relembra como tudo começou

O Centro Âncora celebra, nesta sexta-feira, 27, seus 10 anos de fundação. Uma data especial que merece comemoração e carinho. 

Relembrar a história da fundação do Centro Âncora é pensar em todos os sacerdotes e religiosos que lançaram âncora por aqui e foram ajudados e revitalizados.

Afinal de contas, o Centro Âncora nasceu justamente pelo incômodo diante das dificuldades enfrentadas por uma religiosa que estava passando por uma depressão. Ao nos depararmos com essa situação, demos conta de que não havia um serviço especializado para acolher sacerdotes e religiosos (as) que sofriam com cansaço extremo, ansiedade, depressão e outras questões relacionadas. 

Centro Âncora: uma resposta para os tempos atuais

Deus continuou incomodando nosso coração sobre essa necessidade de um lugar que pudesse oferecer esse trabalho. Fizemos pesquisas e em uma conversa com o fundador das Irmãs da Copiosa Redenção, Pe. Wilton Moraes Lopes, levamos o assunto para ele. Fomos incentivadas a continuar, desde que essa fosse realmente uma necessidade dos tempos atuais. 

Continuamos a nossa busca e conversamos com pessoas especializadas, como médicos e psicólogos. Decidimos confiar o projeto à tutela de São José  (simbolicamente, foi colocada uma chave nas mãos da imagem do pai de Jesus), pedindo que ele intercedesse para que a vontade de Deus se realizasse.

Tivemos um tempo de silêncio, sem nenhuma manifestação sobre o assunto. Até que em agosto de 2011, Pe. Wilton telefonou, perguntando sobre o andamento do projeto. Depois de receber uma resposta negativa, ele pediu para não desistir da ideia, pois as dificuldades seriam superadas.

Nesse mesmo ano, tomamos a decisão de executar o projeto de acolhimento com o que era possível no momento. Tínhamos uma equipe pequena de profissionais, ao todo eram 5 pessoas e dividimos espaço com o Lar Adelaide Weiss Scarpa. 

Pela graça de Deus, recebemos uma ajuda financeira considerável. Entendemos como um sinal de Deus e começamos as nossas atividades em  27 de maio de 2012. 

Uma história de recomeços

Em pouco tempo, tivemos uma grande procura por parte dos sacerdotes e religiosos.  Portanto, precisamos aumentar o nosso espaço. Em 2014, adquirimos uma nova casa, aumentando a capacidade de 12 para 25 pessoas acolhidas. 

Nestes 10 anos de Centro Âncora, tivemos a graça de ajudar, revitalizar e renovar a fé e a saúde mental de muitos sacerdotes e religiosos (as) que estavam perdidos. Cumprindo assim o nosso propósito e missão! 

A Irmã Adenise Somer, fundadora e diretora do Centro Âncora, reforça que o Centro Âncora é um lugar de acolhida, não uma clínica. É um local onde os sacerdotes e religiosos (as) poderão fazer o caminho de volta para si e encontrar, no mais íntimo do coração, Deus e a si mesmo. 

“Quando as pessoas acolhidas voltam para a sua realidade recebemos um feedback de como foi essa volta,  para nós é muito gratificante perceber que estamos fazendo um caminho que está dando certo”, conclui a Irmã Adenise. 

Conheça mais sobre o Centro Âncora e o serviço que fazemos aqui. 

No dia 27 de maio, o Centro Âncora comemora 10 anos de fundação e relembra como tudo começou O Centro Âncora celebra, nesta sexta-feira, 27, seus 10 anos de fundação. Uma data especial que merece comemoração e carinho.  Relembrar a […]