a

Blog

Jovem, descubra o seu caminho de felicidade

26 de fevereiro de 2024

Jovem, descubra o seu caminho de felicidade

Qual  o caminho para a felicidade? Existe uma rota certa para ser feliz? Esses são questionamentos comuns a muitos de nós, principalmente durante a juventude, quando temos no coração o anseio por uma vida de realizações.

Porém, talvez o que você não sabe, é que sim, existe um caminho para a felicidade, e descobri-lo não é tão difícil assim.

Existe um caminho, e o caminho é Deus!

De Deus recebemos o sopro da vida e, como Pai amoroso que é, Ele nos deu também como dom, ou seja, como presente, uma vocação.

Seguir essa vocação é dizer sim aos planos de Deus e encontrar a felicidade para a qual desde o princípio Ele nos criou. Por quê? Primeiramente, porque fora de Deus não há alegria verdadeira, pois fomos criados por Ele e para Ele. Por isso nosso interior anseia tanto por Deus.

Segundo, porque é na nossa vocação que nos realizamos como pessoa e damos sentido à nossa existência. Quantos por aí que não souberam discernir sua vocação e hoje vivem um vazio interior, não encontram sentido para a própria vida!

Não foi sem entendimento que Santa Gianna Bereta Mola afirmou: “De seguir direito nossa vocação depende nossa felicidade terrena e eterna”. E quão profundas são essas palavras!

Vocação: caminho de felicidade e de serviço

Viver a vocação é dar uma resposta verdadeira e concreta aos nossos anseios de transformar o mundo. Sim, transformar o mundo é possível!

Você já parou para pensar que não se vive uma vocação para si mesmo, mas para os outros. O padre não vive o sacerdócio para si, mas para cuidar do povo de Deus, para transformar a realidade do pecado em perdão, alegria e misericórdia.

Igualmente, uma religiosa não vive sua vocação em função de si mesma, mas na doação de si, e procura, com o seu trabalho, transformar a realidade das pessoas através da evangelização e do serviço.

Por isso, certa vez o Papa Francisco afirmou: “Nenhuma vocação nasce por si, nem vive para si. A vocação brota do coração de Deus e germina na terra boa do povo fiel, na experiência do amor fraterno”.

E como é lindo se deparar com uma religiosa ou um sacerdote que, com alegria, dão tudo de si em vista de transformar a dor dos que estão à sua volta.

Logo, dizer sim aos planos de Deus é entrar no caminho da felicidade pelo serviço!

Contudo, dizer sim a Deus não é algo que conseguimos fazer de um dia para outro, afinal precisamos primeiramente descobrir nossa vocação.

E para isso existem alguns passos que são dados no caminho do discernimento vocacional. Que tal um itinerário para ajudar você?

Estude a Palavra de Deus

Se a Palavra de Deus é luz para os nossos passos, isso significa que no processo de discernimento vocacional, em busca da felicidade, é indispensável ter os olhos fixos nela.

Mas não basta ouvir a Palavra apenas aos domingos na Santa Missa, como muitos pensam. É preciso ter intimidade com a Palavra, gravá-la no coração, fazer com que ela enraíze na mente.

Com a Palavra, rezamos melhor, transformamos nosso interior, quebramos nosso orgulho e autossuficiência, damos espaço para Deus agir em nós e treinamos nosso ouvido para a voz de Deus.

Se você quer criar o hábito de estudar a Palavra de Deus, comece pelos Salmos. Leia um por dia, meditando em seu coração cada versículo e se permitindo orar com suas próprias palavras a partir do que o Salmo ecoou em seu interior.

BAIXE AQUI: Estudo bíblico para jovens vocacionados

Intensifique a vida sacramental

O Catecismo da Igreja nos ensina que os Sacramentos são sinais sensíveis e eficazes da graça de Deus em nosso meio (cf. CIC 1131).

Além disso, é por meio dos sacramentos que a vida divina nos alcança, eles dão vida à nossa fé, nos ajudam a crescer espiritualmente, nos trazem cura e fortalecem nossa missão.

Logo, os sacramentos são necessários para a nossa salvação, porque conferem a nós as graças sacramentais, como o perdão dos pecados, a adoção de filhos de Deus, a conformação a Cristo Senhor e a pertença à Igreja.

Por isso, para descobrir o seu caminho para a felicidade, ou seja, a sua vocação, procure viver intensamente os sacramentos. Com que frequência? O máximo que você puder! Se conseguir, vá à Missa não apenas aos domingos, tente ir também ao longo da semana para ter seu encontro com Jesus Eucarístico.

E quanto a confissão? Bom, isso é algo muito particular. A Igreja pede que nos confessemos pelo menos em preparação para a Páscoa. Porém, quanto mais nos aproximamos de Deus e experimentamos Seu amor, mais enxergamos nossa própria miséria e o quanto necessitamos da Sua misericórdia. E se tem um local onde acontece o encontro da nossa miséria com a misericórdia de Deus por excelência é o confessionário!

Portanto, não desperdice as ocasiões que Deus o chamar para este encontro. Como ele chama? Você vai sentir em teu interior!

Procure Direção Espiritual

Poder contar com a ajuda de um diretor espiritual no caminho do discernimento vocacional é uma graça de Deus.

Geralmente este papel é ocupado por um sacerdote, que pode ser o seu pároco ou vigário, ou ainda algum outro sacerdote que você conheça e tenha confiança.

Contudo, é possível também que você encontre uma direção espiritual na vida religiosa, ou com algum leigo(a) – maduro em sua fé e que tem uma relação de muita proximidade com Deus.

Enfim, a direção espiritual será a voz de Deus, ajudando a discernir o plano do Senhor para a sua vida de felicidade e como você vai realizá-lo.

Alimente sua devoção à Nossa Senhora e aos santos

A Virgem Maria fez de sua vida uma entrega total aos planos de Deus. Por isso ela é nossa aliada no processo de discernimento vocacional. Sendo assim, peça sua intercessão para descobrir o lugar da sua felicidade!

A exemplo de Nossa Senhora, muitos cristãos também decidiram dar seu sim a Deus e tiveram uma vida de felicidade a partir de uma entrega a serviço da Igreja. E nessa entrega, viveram intensamente os conselhos evangélicos, tiveram uma vida de santidade e, por isso, foram inscritos no livro dos santos.  

Por isso, se você tem um santo ou santa de devoção, procure conhecer seu testemunho de vida, a história de sua vocação. Isso certamente ajudará você no discernimento da sua própria vocação e na vivência das virtudes. Além disso, fortalecerá a sua fé e a sua entrega ao Senhor.  

Mas, caso ainda não tenha a amizade de um santo ou santa, que tal começar a fazer uma pesquisa. Assim, além de contar com a ajuda deles no discernimento da sua vocação, você ainda vai ganhar alguns amigos e amigas intercessores.

Conheça as diversas vocações

Certamente você já deve ter ouvido um sacerdote ou uma religiosa falar que a nossa Igreja é rica de vocações. E como descobrir a própria vocação sem conhecer quais são as vocações da Igreja?

Sendo assim, para descobrir seu caminho de felicidade, é preciso buscar informações sobre cada uma das vocações: sacerdócio, vida religiosa, matrimonial, leigo e leigo consagrado. 

Para saber um pouco mais sobre cada vocação, converse com o seu pároco ou com um amigo(a) religioso ou religiosa. É possível também fazer uma visita pessoalmente a congregações religiosas, seminários e comunidades de vida e aliança. Se não for possível pessoalmente, procure o site, faça contato por e-mail ou telefone.

Este contato é importante porque cada congregação ou comunidade religiosa possui seu próprio carisma, que é um dom que Deus concede particularmente à congregação por meio do seu fundador. E é por meio de uma aproximação que você vai descobrir o carisma e como ele é colocado em prática na vida religiosa.

Enfim, como você pôde perceber, o caminho da felicidade não é secreto e muito menos é destinado a poucos. Longe de ser isso, é para todos que decidem viver segundo os planos de Deus.

Então, que tal começar hoje mesmo a colocar em prática este itinerário para dar seu sim a Deus plenamente?!

Qual  o caminho para a felicidade? Existe uma rota certa para ser feliz? Esses são questionamentos comuns a muitos de nós, principalmente durante a juventude, quando temos no coração o anseio por uma vida de realizações. Porém, talvez o que […]