a

Últimas Notícias

15 de novembro de 2022

Accountability: E você, a quem presta contas?

Liberdade nunca deve ser confundida com viver uma vida “solta”

Por Ir. Silvia Cristina Maia, CR

Accountability é a palavra inglesa para expressar algo parecido com “prestar contas”. A prestação de contas da qual quero falar não tem nada a ver com contabilidade. Tem a ver com a vida, com aquilo que aprendemos na infância e adolescência, com um valor que perdemos pelo nosso caminho e nem nos damos conta da importância que tem ou nem mesmo sabemos que é um valor!

Na nossa infância e adolescência escutamos: “Aonde você vai?, “Com quem vai?”, “Quem é a pessoa com quem estava falando?”, “Não vá para onde eu não possa te ver”. Todas essas frases e outras mais nos ensinam que não somos sozinhos, pertencemos a uma rede de relações, que temos que prestar contas e não estamos “soltos” no mundo. 

Em um momento na vida achamos que de fato podemos sair por aí fazendo o que bem entendemos, como se nossas ações não afetassem a mais ninguém além de nós mesmos. Mas elas afetam! No final de tudo vamos nos encontrar com as consequências, e disso não podemos fugir.

Accountability é voltar a dizer a quem você sente que faz parte da sua vida aonde você vai ou para onde está indo, quem são seus amigos, quais são seus projetos e sonhos, o que anda fazendo, como anda a sua vida. Isso não faz de nós menos livres, muito pelo contrário, nos liberta de uma vida que deve ser escondida, nos liberta de uma vida numa prisão interior, nos liberta da solidão!

Pergunte-se: O que ando escondendo? O que não tenho coragem de falar a ninguém? Como dizia um professor em uma aula de espiritualidade: “Você é tão doente quanto os teus segredos!”.

Cure-se, preste conta de sua vida, permita que alguém faça parte dela. Viver sozinho dói mais! 

Bibliografia
Santa Sé. Conscientização e Purificação (Atas do Encontro para a Proteção de Menores na Igreja). Brasília: Edições CNBB, 2019.

Liberdade nunca deve ser confundida com viver uma vida “solta” Por Ir. Silvia Cristina Maia, CR Accountability é a palavra inglesa para expressar algo parecido com “prestar contas”. A prestação de contas da qual quero falar não tem nada a […]